New Balance > Running  > Qual é o seu tipo de pisada?

Qual é o seu tipo de pisada?

Quem corre, sabe: o tênis perfeito, além de amortecimento, leveza e conforto, tem que ser ideal para o seu tipo de pisada. Isso evita lesões, vícios de postura, e melhora a sua performance e rendimento na corrida. Por isso, se você está começando a praticar a atividade ou, se você sente que poderia ir mais longe, esse post é para você!

Conversamos com o especialista, Dr. Paulo Quemelo, do Instituto Physio, e ele nos ajudou a explicar como classificar o tipo de pisada, através do alinhamento do tornozelo e do pé, e informou: “É importante escolher um tênis que possa oferecer o apoio ideal para a sua pisada, pois as pisadas alteradas podem  provocar desgaste precoce das articulações do pé e tornozelo, além de sobrecarregar estruturas suprajacentes, como joelho, quadril e coluna”.

A pisada neutra é a mais comum entre a população mundial e tem como característica principal a passada com a parte frontal do pé. O impulso começa com a parte externa do calcanhar, o pé rotaciona um pouco para dentro e o contato com o solo acontece com o lado externo do calcanhar. Dr. Paulo destaca: “O alinhamento passa entre os dois maléolos de forma simétrica, bem no meio do tornozelo e pé”. 

Quem tem pisada neutra, só precisa se preocupar com um bom amortecimento. Então, os tênis indicados são:

Fresh Foam Boracay, Fresh Foam Zante, 1080, Pace e Rush.

A pisada pronada ocorre quando o alinhamento converge para dentro, “devido a frouxidão dos ligamentos e articulações do tornozelo e pé, bem como, devido a fraqueza da musculatura intrínseca do pé”, de acordo com Dr. Paulo.

Os melhores tênis para quem tem pisada pronada são:

760, 1260 e 1500v3

A pisada supinada é quando o alinhamento converge para fora, e, de acordo com o Dr. Paulo, ocorre quando os ligamentos e as articulações do tornozelo são rígidos ou quando existe encurtamento muscular.

Para esse tipo de pisada, os melhores tênis são:

Fresh Foam Boracay, Fresh Foam Zante, 1080, Pace e Rush.

E aí? Pronto para correr a próxima NB 15K Series? Descubra mais sobre as corridas da New Balance no Facebook!

Comments:
  • Jhonathan

    25 de maio de 2017 at 17:56

    Olá!
    Muito interessante o site explicar o tipo de pisada e ainda indicar os tênis apropriados. Mas parece que as ilustrações estão trocadas: onde explica sobre a pisada NEUTRA está a figura da pisada SUPINADA, no texto da pisada PRONADA está a imagem da pisada NEUTRA e onde fala da pisada SUPINADA está a imagem da pisada PRONADA.

Leave a reply