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Cansou de caminhar? Saiba como começar a correr!

Correr e caminhar estão lado a lado. É tudo uma questão de adaptação. Mas lembre-se: respeite os limites do seu próprio corpo!

As suas caminhadas já estão ficando monótonas demais? Isso significa que é preciso mudar, seja o trajeto ou, por exemplo, a intensidade do exercício.

Mas entre a caminhada e a corrida, entenda, existe um grande caminho a ser percorrido!

“Como posso começar a correr?” Acreditamos que muita gente já se fez essa pergunta. E para ajudar você a traçar um plano voltado à corrida, reunimos aqui um passo a passo.

Pedimos ajuda profissional para listar algumas dicas. Com ampla experiência em assessoria de corrida, o treinador Marcelo Baltazar, da MB Personal Trainer, falou um pouco sobre a missão de começar no universo da corrida. Veja a seguir.

Cansei de caminhar, mas como começo a correr?

Como já dissemos em outra oportunidade , é preciso respeitar os limites do seu corpo!

Dica #1 – Consulte um especialista

Por isso, o primeiro passo é o check-up médico. É preciso saber se – e quanto – o seu corpo suporta esforço e exercício físico.

Dica #2 – Fortaleça os músculos

Após a avaliação clínica, e diante do aval do médico, é hora de fortalecer a musculatura. Os exercícios de fortalecimento devem abranger todo o corpo.

É claro que os membros inferiores, a lombar, os glúteos e o abdome são regiões mais submetidas ao esforço durante a corrida. Mas não se esqueça, por exemplo, que os braços também têm um papel importante no desempenho da atividade.

Dica #3 – A escolha do tênis

Passo fundamental e que trará qualidade a sua corrida, a escolha de um bom tênis é essencial para aumentar ainda mais o seu bem-estar durante a prática esportiva.

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Dica #4 – Exercícios alternados

Com o tênis em mãos – ou melhor, nos pés – é hora de começar a se acostumar com a prática da corrida.

“Esse período de adaptação envolve exercícios alternados de caminhada e corrida. Nas duas primeiras semanas, o tempo de caminhada deve ser maior”, conta Marcelo, treinador que já assessorou diversos atletas amadores.

Escolha caminhar 3 minutos e correr 2 minutos, de forma alternada, até que a primeira meia hora de exercício se complete. Ou faça um minuto de corrida a cada 4 minutos caminhando… como você se sentir melhor!

Na terceira e quarta semanas de atividade, já é hora de começar a correr na mesma proporção da caminhada. Faça os exercícios com o mesmo intervalo de tempo.

Daí para frente seu corpo estará cada vez mais acostumado à corrida. E assim, passo por passo, você verá que entrou num caminho sem volta: o caminho que te conduz ao mundo da corrida!

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